Ministério Público do Ceará requisita plano de vacinação contra Covid-19 à Boa Viagem e Madalena
Gestores municipais têm o prazo de dez dias para apresentar informações como quantidade de grupos prioritários a serem vacinados e inventário de medicamentos e insumos para imunização.
O Ministério Público do Ceará requisitou, nesta terça-feira (19), que as prefeituras das cidades de Madalena e Boa Viagem apresentem um plano municipal de vacinação contra a Covid-19. Os gestores têm o prazo de dez dias para realizar a elaboração e apresentação do documento.
Após a publicação da matéria, a procuradoria do município de Madalena entrou em contato com o G1 e informou que apenas na manhã desta quarta, por volta das 9h, a procuradoria, o gabinete e a secretaria da saúde tiveram conhecimento da recomendação. O G1 procurou a prefeitura de Boa Viagem, mas não conseguiu obter posicionamento do poder municipal.
O plano deve conter a quantidade de grupos prioritários a serem vacinados na cidade, dados sobre o planejamento da campanha e informações sobre o sistema de refrigeração dos imunizantes, controle e registro das pessoas vacinadas, com informações sobre o lote da vacina e o nome da pessoa imunizada, com o objetivo apurar e identificar as causas de possíveis eventos adversos.
Os gestores também precisam encaminhar o inventário quinzenal dos medicamentos e insumos utilizados pelo município para atendimento aos pacientes com Covid-19, tanto nos casos leves quanto aqueles que demandam hospitalização.
De acordo com o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará, a cidade de Boa Viagem tem 1.611 casos confirmados de Covid-19 com 41 óbitos pela doença. Já o município de Madalena registra 585 infecções pelo novo coronavírus e acumula 24 mortes em decorrência da enfermidade. Os dados foram atualizados às 17h09 desta terça-feira (19).
Perguntas e respostas sobre a vacinação no Ceará
Começou nesta segunda-feira (18) a vacinação no Ceará, em uma cerimônia realizada no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza.Devido ao número reduzido de doses, a vacina é priorizada para profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia e idosos que vivem em abrigos de longa permanência, os asilos.
Cada pessoa deve receber duas doses, ou seja, a quantidade atual de unidades da Coronavac é suficiente para imunizar 109 mil cearenses.
O número é suficiente para vacinar 1,2% da população do estado.
Veja abaixo perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/D/r/tb0pE6R3ujvGiqqlVTJQ/whatsapp-image-2021-01-18-at-19.21.23.jpeg)
Técnica de enfermagem foi a primeira a ser imunizada contra a doença no Ceará — Foto: Helene Santos
Quem será vacinado na primeira etapa no Ceará?
As primeiras doses são destinadas a profissionais da saúde e idosos que vivem em asilos. As doses são aplicadas nos locais de trabalho ou nos lares de longa permanência
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/c/O/lC9tPVRTKnNybZVBELBw/vacinacao.jpg)
Plano de vacinação contra Covid-19 no Ceará deve imunizar 1,79 milhão de pessoas — Foto: Governo do Estado do Ceará/Reprodução
As doses disponíveis no Ceará no momento não são suficientes para imunizar todas as pessoas desses grupos.
A vacina tem quantas doses?
Pessoas que recebem a Coronavac, vacina desenvolvida na China e produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, devem ter duas doses.Qual o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac?
Quem recebeu a primeira dose deve receber a segunda no intervalo de 14 a 28 dias, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.Quando as demais pessoas vão ser vacinadas?
Ainda não há data definida para o programa de vacinação. O cronograma vai depender da produção da vacina pelo Butantan e da distribuição pelo Governo Federal. O Ministério da Saúde tenta adquirir vacinas produzidas na Índia e pela Fiocruz.E quando a vacina chegar, quando serei vacinado?
As cidades devem desenvolver um cronograma de vacinação. Em Fortaleza, a secretária da Saúde, Ana Estela, afirma que as pessoas vão precisar de um aplicativo para agendar a vacinação ou vão poder fazer pelo site Vacine Já, que será atualizado.Onde será a vacinação no Ceará?
As cidades devem disponibilizar os locais de vacinação. Em Fortaleza, o Centro de Eventos, Estádio Presidente Vargas, Ginásio Paulo Sarasate e a Arena Castelão serão adaptados para receber a população. Não haverá vacinação em postos de saúde.Há seringas suficientes para todo mundo no Ceará?
O Governo do Estado afirma que as seringas disponíveis no Ceará são suficientes para um programa de imunização completo. O governador Camilo Santana também afirma que a logística de distribuição está garantida.
Preciso levar algum documento ou me cadastrar em algum site?
O cadastro deve ser feito em um aplicativo ou site que ainda ficarão disponíveis. As pessoas devem ir ao local de vacinação apenas no horário e dia agendados. Ainda não foi informado quais documentos serão necessários.
Comentários
Postar um comentário