Ministério Público do Ceará requisita plano de vacinação contra Covid-19 à Boa Viagem e Madalena

Gestores municipais têm o prazo de dez dias para apresentar informações como quantidade de grupos prioritários a serem vacinados e inventário de medicamentos e insumos para imunização.


O Ministério Público do Ceará requisitou, nesta terça-feira (19), que as prefeituras das cidades de Madalena e Boa Viagem apresentem um plano municipal de vacinação contra a Covid-19. Os gestores têm o prazo de dez dias para realizar a elaboração e apresentação do documento.

Após a publicação da matéria, a procuradoria do município de Madalena entrou em contato com o G1 e informou que apenas na manhã desta quarta, por volta das 9h, a procuradoria, o gabinete e a secretaria da saúde tiveram conhecimento da recomendação. O G1 procurou a prefeitura de Boa Viagem, mas não conseguiu obter posicionamento do poder municipal.

O plano deve conter a quantidade de grupos prioritários a serem vacinados na cidade, dados sobre o planejamento da campanha e informações sobre o sistema de refrigeração dos imunizantes, controle e registro das pessoas vacinadas, com informações sobre o lote da vacina e o nome da pessoa imunizada, com o objetivo apurar e identificar as causas de possíveis eventos adversos.

Os gestores também precisam encaminhar o inventário quinzenal dos medicamentos e insumos utilizados pelo município para atendimento aos pacientes com Covid-19, tanto nos casos leves quanto aqueles que demandam hospitalização.


De acordo com o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará, a cidade de Boa Viagem tem 1.611 casos confirmados de Covid-19 com 41 óbitos pela doença. Já o município de Madalena registra 585 infecções pelo novo coronavírus e acumula 24 mortes em decorrência da enfermidade. Os dados foram atualizados às 17h09 desta terça-feira (19).

Perguntas e respostas sobre a vacinação no Ceará

Começou nesta segunda-feira (18) a vacinação no Ceará, em uma cerimônia realizada no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza.

Devido ao número reduzido de doses, a vacina é priorizada para profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia e idosos que vivem em abrigos de longa permanência, os asilos.

Cada pessoa deve receber duas doses, ou seja, a quantidade atual de unidades da Coronavac é suficiente para imunizar 109 mil cearenses.

O número é suficiente para vacinar 1,2% da população do estado.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19




Técnica de enfermagem foi a primeira a ser imunizada contra a doença no Ceará — Foto: Helene Santos

Quem será vacinado na primeira etapa no Ceará?

As primeiras doses são destinadas a profissionais da saúde e idosos que vivem em asilos. As doses são aplicadas nos locais de trabalho ou nos lares de longa permanência



Plano de vacinação contra Covid-19 no Ceará deve imunizar 1,79 milhão de pessoas — Foto: Governo do Estado do Ceará/Reprodução

As doses disponíveis no Ceará no momento não são suficientes para imunizar todas as pessoas desses grupos.

A vacina tem quantas doses?

Pessoas que recebem a Coronavac, vacina desenvolvida na China e produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, devem ter duas doses.

Qual o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac?

Quem recebeu a primeira dose deve receber a segunda no intervalo de 14 a 28 dias, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Quando as demais pessoas vão ser vacinadas?

Ainda não há data definida para o programa de vacinação. O cronograma vai depender da produção da vacina pelo Butantan e da distribuição pelo Governo Federal. O Ministério da Saúde tenta adquirir vacinas produzidas na Índia e pela Fiocruz.

E quando a vacina chegar, quando serei vacinado?

As cidades devem desenvolver um cronograma de vacinação. Em Fortaleza, a secretária da Saúde, Ana Estela, afirma que as pessoas vão precisar de um aplicativo para agendar a vacinação ou vão poder fazer pelo site Vacine Já, que será atualizado.

Onde será a vacinação no Ceará?

As cidades devem disponibilizar os locais de vacinação. Em Fortaleza, o Centro de Eventos, Estádio Presidente Vargas, Ginásio Paulo Sarasate e a Arena Castelão serão adaptados para receber a população. Não haverá vacinação em postos de saúde.

Há seringas suficientes para todo mundo no Ceará?


O Governo do Estado afirma que as seringas disponíveis no Ceará são suficientes para um programa de imunização completo. O governador Camilo Santana também afirma que a logística de distribuição está garantida.

Preciso levar algum documento ou me cadastrar em algum site?


O cadastro deve ser feito em um aplicativo ou site que ainda ficarão disponíveis. As pessoas devem ir ao local de vacinação apenas no horário e dia agendados. Ainda não foi informado quais documentos serão necessários.

É verdade que o Ministério da Saúde está fazendo um agendamento para receber a vacina?

Não é verdade. Em nota, o Ministério da Saúde disse que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina e nem envia códigos para celular dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Best Monster Hunter Wilds weapons tier list

Honda mostra nova scooter PCX 160 no Japão; conheça

Xiaomi 15 e 15 Ultra são lançados globalmente; veja todos os detalhes